6.4.08

procedimentos incorporados aos planos de saúde




Planos de Saúde: mudança do rol de coberturas obrigatórias
 
  Quais são os procedimentos incorporados aos planos de saúde?

Mais de três anos se passaram desde a última revisão do rol de procedimentos. Porém, a mudança promovida pela ANS em 2 de abril pouco acrescentou à lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde.

Como o novo rol ainda não cobre diversos procedimentos, o resultado é que o Sistema Único de Saúde (SUS) fica com o encargo de atender toda a população brasileira em casos de alta complexidade e geralmente mais caros, que não são cobertos pelos planos.

O Idec não concorda com a existência de um rol de procedimentos excludente, do qual não constam diversos procedimentos que são necessários para o diagnóstico de doenças e o cuidado à saúde do consumidor. Por isso, levará a questão ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), instância máxima de controle social da área de saúde no Brasil.

As novas regras começam a valer em abril para os planos privados assinados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98.

Veja uma tabela com as principais novidades em planos de saúde.
http://www.idec.org.br/imagens/revista119/tab_planos_saude119.pdf

A ANS disponibiliza em seu site uma listagem com as principais inclusões na versão de 2008 do rol de procedimentos de cobertura obrigatória.

http://www.ans.gov.br/portal/upload/noticias/NovidadesRol20080110.pdf


 

Nenhum comentário: