5.12.07

Questão do Mês de Dezembro

Questão do Mês de Dezembro
Tradução: Rita Amaral e Flávio Amaral
Núcleo São Paulo da ABOI

É seguro para pessoas que têm hastes em seus braços e/ou pernas fazer um exame por Imagem de Ressonância Magnética?


IRM é a sigla para Imagem de Ressonância Magnética. Trata-se de um exame que utiliza um forte campo magnético e pulsos de ondas de rádio para fazer imagens dos órgãos dentro do corpo. Fornece informações que não podem ser vistas em nas imagens de Raios-X.  É verdade que objetos metálicos interferem com o exame. As pessoas são convidadas a remover todos os objetos metálicos do corpo, como relógios e anéis, antes de entrar na máquina. Mesmo assim, as pessoas com OI que têm hastes cirúrgicas metálicas e outros tipos de metais nos ossos ainda podem fazer com segurança um exame por Ressonância Magnética, se necessário. Pode haver alguma sombra imediatamente ao redor das hastes, mas as imagens são geralmente boas nas áreas acima ou abaixo da haste e informações úteis podem ser obtidas.
Hastes de titânio interferem menos com o sinal da Ressonância Magnética.  A maioria das hastes são de aço inoxidável ou ligas metálicas e elas interferem na imagem ao redor das hastes. Hastes de aço inoxidável podem causar dor durante o exame. Uma Tomografia Computadorizada tem menos interferência, mas não é boa para apreciar a medula espinhal ou discos vertebrais..
O médico que determina exame por Ressonância Magnética pode pedir ao radiologista que supervisiona o exame para se assegurar de produzir informações suficientes, tendo em conta a natureza e localização das hastes. É uma boa idéia para todos manter um registro das hastes que inclua: quando foram inseridas, tipo de haste e tipo de metal de que foram feitas.
Fonte: Osteogenesis Imperfecta Foundation.


Nenhum comentário: