15.11.07

Questão do Mês de Novembro

Questão do Mês de Novembro
Do que eu preciso para me divertir na piscina neste verão?"

Segurança na Piscina
A água é um ambiente ideal para pessoas com OI.. Ela funciona como amortecedor para ossos e juntas e também oferece ajuda suave por meio da flutuabilidade e dá resistência. A Flutuabilidade (o apoio oferecido pela água) torna o movimento mais fácil. A Resistência, tal como a oferecida por andar na água, ajuda a fortalecer ossos e músculos. Ambas podem ser especialmente úteis depois de fraturas ou cirurgias quando utilizadas no tempo certo para cumprir um objetivo específico. Aqui estão algumas normas de segurança para manter divertido o tempo na piscina .

Fora da Piscina: Cuidado com superfícies escorregadias; não corra e proteja seu pé. Sapatos de água ou de gel algumas vezes são muito úteis para prevenir deslizes, embora pés descalços possam ser mais seguros para algumas crianças. Sandálias são fortemente desencorajadas porque podem ser arriscadas.
 
Entrando na Piscina: Use degraus largos ou uma rampa de entrada ou sente do lado da piscina com sua perna na beirada para deslizar para dentro. Não é recomendável mergulhar de pé, pular para dentro pelo lado da piscina, pular da prancha de mergulho ou mergulhar dentro de menos de dois metros de água. A superfície de mergulho na piscina é apropriada na medida em que a água seja profunda o suficiente para evitar bater no fundo (duro) com a cabeça, mãos ou pés.

Na piscina:  Dispositivos aquáticos tais como vestes de mergulho, kit de bóias para flutuação, pranchas e equipamentos infláveis estão disponíveis para ajudar mergulhadores de todos os níveis de habilidade a ganhar independência na piscina. Escolha um que agüente seu peso e permita movimento livre dos braços e pernas. Apenas bater braços e pernas ou andar na água é divertido, mas aprender como flutuar e estilos de natação, especialmente o crawl (estilo livre), nado de lado ou de costas e mergulho de superfície podem adicionar utilidade ao divertimento.

Espernear e o nado de lado são fáceis para as juntas e funcionam com muitos estilos diferentes. Devido ao fato de as pessoas com OI terem articulações hiperflexíveis, o nado de peito e borboleta devem ser evitados pois forçam as juntas de modo significativo. Dependendo das suas necessidades, lições particulares de natação ou programas de natação adaptada podem ser úteis.

Proteja sua pele ao sol. Use protetor solar e reaplique freqüentemente para evitar queimaduras.

Evite entrar na piscina enquanto ela estiver muito cheia. Lembre seus amigos que as mesmas regras a respeito de não empurrar, puxar ou fazer movimentos bruscos usadas em casa aplicam-se na água da mesma maneira que na terra.

Se você tem uma fratura, peça ao seu ortopedista por um revestimento de Gortex com fibra de vidro ou gesso à prova d`água e então você poderá se divertir na piscina.

Fonte: Children with Osteogenesis Imperfecta: Strategies to Enhance Performance. Osteogenesis Imperfecta Foundation.
Tradução: Rita Amaral e Flávio Amaral

Nenhum comentário: