24.6.04

ATENÇÃO

Os interessados no tratamento de OI com pamidronato, residentes no Centro Oeste, devem se organizar para participar da reunião que acontecerá em julho, em Brasília, em data e local que serão informados nos próximos dias.

22.6.04

Participação em pesquisa sobre OI

A Dra Fernanda Thomé, que faz Doutoramento em Endocrinologia na Faculdade de Medicina da USP (HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO) sob a orientação da Dra. Maria Odete Ribeiro Leite, está convidando os pais de meninas de 0 a 8 anos de idade a incluírem suas filhas na pesquisa que realiza sobre metabolismo ósseo infantil feminino e o tratamento com pamidronato. Abaixo ela explica como é a pesquisa.
Quem tiver interesse, por favor, entre RAPIDAMENTE em contato com ela ou com a ABOI.

Convidamos sua filha a participar de um trabalho científico que tem por objetivo estudar as alterações no metabolismo ósseo durante o tratamento com pamidronato dissódico em pessoas portadoras de osteogênese imperfeita. As pacientes receberão o mesmo tratamento medicamentoso que todas as crianças com osteogênese imperfeita que se tratam no Hospital das Clínicas. Nas coletas de sangue e urina que são feitas de rotina para acompanhamento da infusão do pamidronato serão dosados hormônios que permitirão analisar tanto o metabolismo ósseo quanto o início da puberdade e o metabolismo do tecido adiposo da criança e os resultados serão correlacionados com os efeitos do tratamento com o pamidronato. Além da densitometria óssea, também será realizado um exame não invasivo que mede o metabolismo do tecido adiposo denominado calorimetria indireta, bastante utilizado nos trabalhos científicos para estudo de obesidade. O(A) Senhor(a) poderá ter informações, a qualquer momento, sobre os procedimentos, os riscos e os benefícios relacionados à pesquisa, inclusive para esclarecer qualquer dúvida, podendo retirar o seu consentimento e deixar de participar do estudo a qualquer momento, sem que isso traga qualquer prejuízo ao seu atendimento médico no Hospital das Clínicas. Todas as informações obtidas no estudo são confidenciais, sendo mantidos o sigilo e a privacidade. Sua filha receberá atendimento no Hospital das Clínicas até sua recuperação e poderá ser indenizada se eventualmente ocorrer algum dano à sua saúde decorrente do estudo.
Dra.Fernanda Thome
fcthome@bol.com.br

REUNIÃO DA ABOI EM BRASÍLIA NO MÊS DE JULHO

ATENÇÃO:
Os interessados no tratamento de OI com pamidronato, residentes no Centro Oeste, devem se organizar para participar da reunião que acontecerá em julho, em Brasília, em data e local que serão informados nos próximos dias.